Vereador por um Dia – Política Feita Na Prática

Passei o dia no gabinete do Vereador Delcinho, da cidade de Alumínio, interior de São Paulo. Junto com seu Chefe de Gabinete, Marcelo Rosado, vivenciei o dia típico da política municipal.

Vídeo – Estreia 18/08 às 16h. Inscreva-se no canal

Programação do dia do Vereador

Vereador Delcinho

A sessão plenária da Câmara Municipal de Alumínio acontece todas as segundas-feiras às 18h.

A pauta da sessão sai por volta das 15h e a manhã começa tranquila no gabinete do Vereador Delcinho, acompanhado de Marcelo Rosado, seu Chefe de Gabinete.

Providências com a Vigilância Sanitária

Delcinho e eu fomos conversar com o Diretor da Vigilância Sanitária, o Médico Veterinário Giuliano Bartoletti, levando alguns ofícios para providências de competência da Vigilância e aproveitamos para conversar um pouco sobre a situação sanitária da cidade, trocar ideias, pensar possibilidades.

Giuliano mostrou-se aquele típico profissional que trabalha para resolver e despachar os assuntos, embora quando se trate de gestão pública, entraves políticos sempre permeiam a atuação do gestor. É assim em Alumínio, é assim no Estado de São Paulo, certamente é assim em Brasília.

Marcelo Rosado, Chefe de Gabinete Vereador Delcinho e fundador do Instituto Direita Política
Marcelo Rosado, Chefe de Gabinete

Após um bom almoço no “portuguezinho”, um arroz, feijão e lombinho, voltamos ao gabinete do vereador para a avaliação da pauta da sessão, a ocorrer às 18h.

Sessão Plenária

Câmara Municipal de Alumínio SP

A Sessão da Câmara Municipal iniciou-se um pouco após das 18h, com seu rito regimental habitual.

Como esperado, o nível de complexidade das medidas legislativas em uma cidade de 19 mil habitantes é muito menor do que o que observamos à exaustão, por exemplo, em uma sessão da Câmara dos Deputados de um país de 212 milhões de pessoas.

Foram lidos requerimentos de ações e informações ao poder executivo (prefeitura), algumas indicações e um projeto de lei.

Estavam ali, então, 9 vereadores com o dever de representar os 19 mil habitantes da cidade através de ações reais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Este é o dever do legislativo de todas as cidades, dos 27 estados e do Congresso Nacional.

A sessão encerrou-se às 19h.

Política que Funciona

A atuação política de um vereador pode ser feita de forma contundente para prover soluções reais para a vida dos cidadãos.

São nos municípios que as pessoas vivem. São neles que as redes de esgoto sofrem avarias, em que o Centro de Zoonoses trabalha, em que as crianças vão às escolas, onde os semáforos param de funcionar.

A manutenção do bom funcionamento de uma cidade passa, não só pelos investimentos em melhorias para os munícipes, mas pela manutenção do funcionamento da cidade.

O vereador pode ser atuante em ambos os casos. No Centro de Controle de Zoonoses, discutirmos algumas coisas a serem consertadas. Quanto a investimentos…

Política de Melhorias para a Cidade

Marcelo Rosado, Chefe de Gabinete Vereador Delcinho
Marcelo Rosado

Neste dia, Marcelo Rosado, o chefe do gabinete do vereador, dedicou-se à busca de algumas soluções para os cidadãos de Alumínio.

Política Desportiva: Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)

No Ministério da Cidadania, Marcelo Rosado procurava por informações sobre como incluir o município nos Jogos Escolares Brasileiros, tradicional competição estudantil iniciada no país na década de 1970 e que foi abandonada pelo Governo Lula em 2004.

Os JEBs foram retomados em 2021 pelo governo Bolsonaro, mas a gestão municipal anterior (2017-2020) deveria ter realizado a inclusão da cidade nos jogos, mas não o fez.

O vereador Delcinho irá trabalhar para que a cidade possa enviar seus estudantes, entre 12 e 14 anos, para os jogos, que também valem como seletiva para os Sul-Americanos Escolares.

A busca por soluções por ser feita por todos do executivo e do legislativo, independentemente de visão ideológica. Você que tem o dever de perceber quem faz as coisas acontecerem e quem as destrói.

Política Educacional: Internet Banda Larga para Escolas Municipais

Já nos documentos do Ministério Educação (MEC), Marcelo procurava informações sobre o programa do Governo Federal para a instalação de internet banda larga nas escolas municipais.

Algumas burocracias são necessárias, obviamente, mas a questão se coloca claramente aqui.

Programas disponibilizados pelo Governo Federal podem e devem ser acessados pelas cidades a fim de chegarem aos cidadãos. Um vereador pode e deve ajudar neste processo.

Vivência da Realidade

Dentro da proposta de nosso Instituto Direita Política, de levar conscientização política, pensamentos e informações para a sociedade, não há outra forma de começar, se não adquirindo a vivência real daquilo que iremos tratar.

Muitas das opiniões que nós formamos vêm de “fontes terceirizadas”, ou seja, vimos na televisão, ouvimos dizer, uma amigo falou. Estas fontes podem – intencionalmente ou não – distorcer a realidade dos fatos aos quais se propõe a serem analistas.

Nada melhor, então, do que adquirir a experiência real de uma situação a qual se deseja investigar e conhecer. Quando isto é possível, como no caso de hoje, melhor ainda.

Uma outra alternativa é recorrer às chamadas “fontes primárias”, isto é, pessoas ou documentos diretamente relacionados com os fatos que você quer conhecer.

Esta é apenas a primeira fase de se adquirir conhecimento.

Status Questionis

A segunda fase para a aquisição do conhecimento sobre algo é entender o “status questionis“, isto é, entender qual é a compreensão atual sobre este conhecimento através de quem já estudou isso.

Através de livros sobre ciências políticas, por exemplo, você irá acessar o que já se sabe sobre o assunto. Estudando outros temas relacionados, enriquecerá seu entendimento de como as coisas estão entendidas até o momento presente.

Construção do Seu Conhecimento

Marcelo Rosado, César Cremonesi e Vereador Delcinho

Quando você adquire a experimentação real de algo que quer conhecer e soma o conhecimento já adquirido e repassado por escritores, intelectuais e filósofos, você terá todo o material de que precisa para formar o seu próprio conhecimento sobre o assunto.

Será então capaz de questionar, repensar entendimentos, confirmá-los ou não.

Junte-se a isso, ainda, sua bagagem de vida, ou seja, tudo aquilo que você já vivenciou em termos de relações humanas, profissionais, religiosas, etc.

Agora você terá um arsenal de informações para poder formar seu entendimento e, assim, repassá-lo adiante, seja para seus filhos, seus amigos, para participar de debates ou até para entrar a fundo para influenciar esta nova realidade, que já foi absorvida por você em forma de conhecimento.

Conscientização Política

Tenho uma bagagem de experiências reais relacionadas com empreendedorismo, consultoria, vendas e marketing. Todas na área da iniciativa privada.

A proposta a que me dedico agora é a de somar no campo das ideias com a conscientização política da sociedade, tão necessária para que possamos realmente alterar o estado das coisas na vida pública brasileira.

Não posso me pretender influenciar outras pessoas politicamente, sem ter a mínima experiência real dela. O dia de hoje, junto com o Vereador Delcinho e seu Chefe de Gabinete Marcelo Rosado é apenas minha primeira de muitas experiências que já estamos programando, na construção do Instituto Direita Política.

Em paralelo, faço meus estudos através do Curso de Filosofia de Olavo de Carvalho, que me municia do entendimento do status questionis da vida política brasileira, entre outras inúmeras coisas.

Nosso processo é uma construção, que estamos dividindo com todos vocês em tempo real. Nossa proposta: um Brasil realmente melhor para as próximas gerações.

César Cremonesi

Direita Política

Porphirio
Porphirio, política, economia, sociedade, direita
Please follow and like us:

1 thought on “Vereador por um Dia – Política Feita Na Prática

  1. Poxa César, seu trabalho como sempre ficou ímpar! Que todos participem e aprendam um pouquinho do que temos a transmitir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o Autor

César Cremonesi é engenheiro, empreendedor, consultor de negócios e aluno de Olavo de Carvalho. Fundador da Porphirio, cujo propósito é o de levar conscientização política para a sociedade, com pensamento de direita, que trata os conceitos a partir de sua relação com a estrutura da realidade. Conservador, apoiador de Bolsonaro e dos Valores Permanentes do brasileiro.