Dados oficiais demonstram a perspectiva de enorme avanço na vacinação do Brasil com a chegada de 40 milhões de doses da Fiocruz até maio e o grande suporte das políticas de lockdowns chegará ao fim.
Baixe meu estudo em Excel aqui: http://porphirio.com/files/pt-br/estudo-casos-eua.xlsx
O Covid-19 é o Alicerce das Políticas de Lockdowns
O que estamos vivenciando no momento são decretos ilegais, apoiados sobre o número de casos e mortes relacionados ao covid-19, quer eles sejam reais ou não.
No momento em que estes números começarem a cair, não haverá como se impor lockdowns, perseguição de trabalhadores e fechamento de empresas.
O anúncio do Presidente Bolsonaro sobre a maciça produção de vacinas pela Fiocruz na semana passada gerou terremotos em toda a esquerda brasileiro, levada ao puro desespero.
Este desespero das alas ideológicas de esquerda (Dória, PSDB, PT, PSOL, Globo, CNN) estão perceptíveis com os sucessivos ataques aos membros do governo, que acabou resultando na renúncia do Ministro Ernesto Araujo, do Itamaraty.
A grande jogada que eles esperavam era a queda do presidente que, em resposta, fez uma enorme recomposição ministerial no dia 29/3, oxigenando o governo e garantindo estabilidade do poder executivo até que os resultados das vacinações comecem a aparecer.
Como foi nos EUA
A vacinação maciça nos Estados Unidos começou em janeiro e já havia atingido 40 milhões de doses em início de fevereiro.

A evolução do número de casos foi abruptamente interrompida com o avanço da vacinação nos Estados Unidos, como demonstrado no gráfico abaixo, produzido com dados oficiais baixados diretamente do site do CDC americano.

Vemos que no momento em que a vacinação atingiu o nível aproximado de 1,5 milhões de doses diárias, o número de casos diários cai rapidamente.
Os EUA estão com 28,6% da população vacinada (pelo menos uma dose) e 15,8% com duas doses. https://covid.cdc.gov/covid-data-tracker/#trends_dailytrendscases…)

O resultado desta vacinação, pode ser vista no gráfico abaixo, com uma grande queda na evolução da pandemia nos EUA.

Vacinação No Brasil: Perspectivas
Para chegarmos nestes níveis, precisamos de mais 44 milhões de doses (além das 16 milhões já aplicadas).

Apenas a Fiocruz entregará 40,3 milhões até maio de 2021 (fonte https://portal.fiocruz.br/vacinascovid19)
A produção da Coronavac, pelo Instituto Butantan, agregará outras 14,1 milhões de doses em abril, segundo notícias da imprensa (infelizmente os dados relacionados ao covid-19 no Estado de São Paulo não têm transparência).
Ou seja, já em meados de abril, com o ritmo de vacinação atingindo níveis de 1,5 milhões por dia, há a perspectiva do início da queda abrupta dos novos casos no Brasil.
Nos últimos dias o Brasil já está aplicando aproximadamente 900 mil doses diárias e este ritmo deverá ser acelerado com a chegadas das novas doses.
É provável que em poucos dias o número de novos casos e – por consequência – do número de mortes comece a cair.
Hora das Consequências para a Esquerda
Com a provável queda do número de casos, políticas de restrição pedem suas razões de ser. Não haverá motivos razoáveis para se manter a economia fechada.
Com esta conquista, a esquerda ideológica brasileira perderá toda sua base de sustentação de ataques ao governo Bolsonaro, que se estende desde meados de março de 2020, ou seja, há mais de um ano.
Estamos no momento mais crítico desta pandemia e os próximos dias serão decisivos.
Precisamos nos manter pacientes e fortes e iremos superar tudo isso.
