O prefeito de Campinas Dario Saadi cedeu aos desmandos de João Dória, descumpriu sua palavra e implantou o passaporte sanitário na cidade. Vereadores podem reverter.
Manifestantes de vários grupos foram à Prefeitura e à Câmara dos Vereadores nesta segunda-feira (08) para exigir o fim do passaporte sanitário implantado pelo prefeito Dario Saadi.
O prefeito havia garantido em vídeo do dia 25 de agosto que não implantaria o passaporte sanitário na cidade de Campinas.
Vereador Nelson Hossri contra o Passaporte de Dario Saadi
Em reunião com o vice-prefeito Wanderley de Almeira (o “Vandão), os manifestantes ouviram que a decisão se ampara em decreto do governador João Dória a que o prefeito não pode se opor.
Decisão do STF de 2020 implica na responsabilidade concorrente da União, Estados e Municípios, mas o que se vê é diferente.
Governadores, como João Dória, implantam suas agendas políticas de forma autoritária e prefeitos sem capacidade de gestão, como Dário Saadi, se ajoelham.
Quais interesses há por traz do passaporte sanitário?
O Decreto do prefeito Dario Saadi prevê apresentação de certificado de vacinação ou de teste negativo realizado com menos de 48 horas. Na prática, o cidadão é forçado a se submeter a algum tipo de controle sanitário para que possa acessar eventos culturais, esportivos e outras atividades.
Quem lucra é o cartel dos laboratórios de exames clínicos além e as farmacêuticas além, claro, do saldo em multas que a prefeitura pode obter fiscalizando os locais.
Vereadores x Dario Saadi
PLO do Vereador Nelson Hossri, que proíbe o passaporte sanitário na cidade, necessita de onze assinaturas para entrar em regime de urgência para votação na Câmara Municipal de Campinas.
Mas a perspectiva é de que nem isso se consiga, em uma composição parlamentar predominantemente de centro (toma-lá-dá-cá que apoia o prefeito) e da extrema esquerda ideológica de Mariana Conti (PSOL).
Ainda há projetos de lei da Deputada Federal Carla Zambelli e da Estadual Janaína Paschoal que visam proibir o passaporte sanitário.
César Cremonesi
