Nos últimos meses, tenho visitado unidades da APAE junto com o pré-candidato a deputado estadual Danilo Palma. Já fomos nas cidades de Piracaia, Bragança Paulista, Indaiatuba e Itaquaquecetuba. Já temos outras quatro para visitar nas próximas semanas.
Todas as unidades têm uma coisa em comum: Filas de espera para atendimento, que demandaria reformas para aumento da capacidade de atendimento.
As APAEs sobrevivem dos apoios de todas as esferas do poder público: prefeituras, União (através do SUS) e do estado.
A maioria delas têm bom apoio do município, não apenas através do orçamento da cidade, como através de repasses do SUS.
A maior dificuldade é com a esfera estadual, que deixa a desejar. O estado de São Paulo não conta com uma bancada de deputados estaduais que incluam as Pessoas com Deficiência em suas pautas de forma consistente. Apenas acenam para estas pessoas nos períodos eleitorais.
Ajude a APAE de Itaquaquecetuba
Mas é possível para todos nós ajudarmos as APAEs direta e facilmente. Na visita que fizemos à APAE de Itaquaquecetuba, conversamos com o presidente Luis Martins, que nos mostrou uma solução muito interessante.
Um aplicativo através do qual você pode ajudar a APAE sem esforço.

Trata-se do SOULCIAL, um aplicativo que te permite doar para organizações sociais através da Nota Fiscal Paulista.
Se você não pede para colocar seu “CPF na nota”, então é só escanear o código QR do cupom fiscal através do aplicativo e uma parte do imposto é transferido para a instituição de sua escolha.
No caso da APAE de Itaquaquecetuba, qualquer nota ou cupom fiscal dentro do estado de São Paulo pode ser utilizado.
Nossas “andanças” pelo estado não se resumem às APAEs. Desde que me filiei ao partido Brasil 35, fui deixando a vida nas “redes” para trabalhar a vida real nas ruas, onde os problemas reais afetam pessoas, não perfis.
CÉSAR CREMONESI
